Maracanã

“Maracanã” é o nome de uma ave: Maracanã-guaçu Ara severus. Contudo, depois que o estádio ficou pronto, o bairro passou a ter a mesmo nome.

Por muitos anos o Maracanã foi lugar de emocionantes jogos onde brilharam muitas estrelas do futebol, mas também abrigou grandes e memoráveis eventos esportivos e musicais na cidade do Rio de Janeiro.

1. O início:

As obras de construção do Maracanã começaram em 2 de agosto de 1948. O espaço onde o estádio foi erguido era um terreno do Derby Club, onde eram disputadas corridas de cavalos.

Em torno de 2000 operários atuaram na construção do estádio. Coube a alguns arquitetos como Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valderano, entre outros, a elaboração do projeto.

2. Origem do nome:

O nome oficial do estádio é Jornalista Mário Filho, homenagem ao jornalista  que contribuiu muito para a popularização do futebol na década de 30.

Mário Filho fundou, em 1931, o “Mundo Esportivo”, considerado por muitos o primeiro jornal específico sobre o futebol. Em 1936, ele fundou o “Jornal dos Sports”, uma das maiores referências esportiva da mídia brasileira durante anos.

O jornal, apelidado de “cor de rosa”, por conta de como a capa e contracapa eram impressos na cor rosa. Mário também foi o idealizador do Torneio Rio-São Paulo.

Foi ele quem liderou o movimento para a construção do Maracanã, desde o começo dos anos 40, mesmo contra a vontade de vários políticos, como Carlos Lacerda.

“A idéia de erguer o estádio foi criticada com dureza por Carlos Lacerda, na época deputado federal e adversário político de Marechal Ângelo Mendes de Moraes, então prefeito do Rio, que era Distrito Federal. Lacerda reclamava dos gastos e, também, da localização.

3.Templo do futebol:

Jogo de inauguração do Estádio do Maracanã, pouco antes da Copa do Mundo de 1950

Jogo de inauguração do Estádio do Maracanã, pouco antes da Copa do Mundo de 1950

O Maracanã já nasceu com a alcunha de maior estádio do mundo.

Foi construído para a Copa do mundo de 1950, com capacidade para 166.369 espectadores, e inaugurado em 16 de junho do mesmo ano, com um jogo entre as seleções carioca e paulista.

São Paulo venceu, mas o primeiro gol da história do estádio foi marcado pelo carioca Didi.

Todavia, na noite anterior à partida oficial, houve uma “pelada” entre os engenheiros e os operários que trabalharam na construção do Maracanã.

Na final da Copa de 1950 e no último jogo de Pelé, estima-se que 200.000 pessoas se espremeram no estádio.

No final da Copa, o Brasil foi derrotado pelo Uruguai por 2 a 1, diante de 199.854 torcedores, considerado o maior público da história do Estádio. Foi o chamado “Maracanaço“.

Outro jogo histórico foi entre Vasco e Santos, em 19 de novembro de 1969, vencida pelos paulistas por 2 a 1, quando Pelé marcou o milésimo gol, numa cobrança de pênalti.

4. Grandes estrelas do futebol:

Você sabia que foi nesse estádio onde Pelé estreou na seleção brasileira, em 1957? Também foi lá onde o rei marcou seu milésimo gol, em 1969.

Seu gramado de 75 metros de largura por 110 de comprimento viu Zico marcar 333 gols e se tornar o maior artilheiro do Maracanã. Lá também aconteceram duas finais de Copa do Mundo (1950 e 2014), marca igualada apenas pelo estádio Azteca, no México.

5. Não é só para futebol:

Em 2016, o Maracanã tornou-se o primeiro estádio não olímpico do mundo ao sediar a abertura e o encerramento dos Jogos Olímpicos.

cerimonia-de-encerramento-da-rio-2016

Cerimônia-de-encerramento-da-Olimpíada-rio-2016-no-Maracanã

Além de times de futebol, famosos cantores tocaram no grande estádio, como Madonna, The Rolling Stones, Tina Turner, entre outros.

Em 1990, Paul McCartney entrou para o livro dos recordes pela maior plateia em apresentação solo até aquele tempo: 184 mil pessoas.

Antes disso, em 1980, o estádio havia recebido Frank Sinatra para uma apresentação que ficou marcada na história do cantor e do show business brasileiro. Produzido pelo empresário Roberto Medina, o espetáculo atraiu 150 mil pessoas e foi quem deu a ele a ideia de criar o festival Rock in Rio.

O Rock in Rio Festival de 1992 também foi feito no estádio e bandas como Guns and Roses, J.Priest e outros nomes estiveram lá.

O Papa João Paulo II realizou missas campais no Maracanã em 1980 e 1997.

Visite o Maracanã em nosso passeio City Tour!