Petrópolis é a Capital estadual da Cerveja, e que melhor que conhecer a primeira cervejaria do país? Bohemia, fundada em 1853.
Junto com as vizinhas Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim, Petrópolis faz parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, que engloba 23 produtores de todos os portes.
1. Os Henriques:
Em 1853, Henrique Leiden, responsável por introduzir a indústria cervejeira no Brasil, chega à cidade de Petrópolis e funda sua fábrica de cervejas.
Dez anos depois, a empresa passa às mãos de Henrique Kremer, responsável por expandir a fábrica. Mais tarde, seu neto assume o negócio e moderniza todo o processo, que já havia adquirido grande reconhecimento.
2. Cervejaria Bohemia:
Em 1898, a fábrica é rebatizada com o nome que permanece até hoje, e nela são produzidas as cervejas: Viena, Quitandinha, Bohemia, Petrópolis, Bock Malte e Bola Preta. Além de chope claro, escuro e refrigerantes.
Alberto Duringer, um grande mestre cervejeiro formado na Suíça, passa a fazer parte da equipe da Cervejaria Bohemia.
3. A mais importante fábrica de cerveja do Estado:
Em 1922, durante a Exposição do Centenário da Independência, a Cervejaria Bohemia é reconhecida como a mais importante fábrica de cerveja do Estado. Com tamanho reconhecimento, a Bohemia passa a ser a cerveja de maior consumo no país. A marca Bohemia alcança o sucesso absoluto no final dos anos 40, quando Otto Herman Leipner é o guardião da fórmula.
4. Crescimento:
Após décadas de cuidado e constante aprimoramento das receitas e da marca, em 1972 a Cervejaria adquire a configuração atual que você conhece.
Com o aumento gradativo da produção, a fábrica de Petrópolis se torna pequena para acompanhar esse crescimento e, em 1998, a cerveja passa a ser fabricada em uma unidade fabril em Jacarepaguá. Anos depois a produção aumenta e consequentemente, a distribuição vai ficando maior.
5. Reabertura:
Em 2012 acontece um dos marcos mais importantes e históricos da cervejaria: a reabertura da fábrica na cidade imperial de Petrópolis. O local é inteiramente revitalizado, dando lugar a um museu temático com direito a restaurante.
Visite a Cervejaria Bohemia em nosso passeio!
Fonte: bohemia.com.br